domingo, 6 de janeiro de 2013

Primeiros e Primeiras


É, dizem que o momento sempre fica marcado em nós quando algo acontece pela primeira vez. Nem sempre ele acontece da melhor forma, apenas chega de um jeito surpreendente, quando menos esperamos.
Os primeiros passos, primeiras palavras, quedas. Os primeiros dentinhos que caem, primeiras brincadeiras e safadezas de criança, primeiro dia de vida escolar.
O primeiro encontro, o desencontro, o beijo, o namoro, a primeira transa. A primeira visita a um lugar diferente, primeira festa para sair sozinha, primeiras amizades, primeiros sofrimentos, lágrimas e decepções.
A primeira briga familiar, primeiro dia de faculdade, primeiro sermão do pai, primeira nota baixa. Primeira paixão, viagem, confusão, desespero e momento difícil. O primeiro emprego, a primeira demissão.
O primeiro bilhete, a cartinha, o presente, a aliança, o casamento, a separação. Primeira perda, o recebimento, a valorização. As primeiras dificuldades, enfrentamentos, as conquistas. Primeira casa própria, móveis, primeiros filhos e choros, as noites sem dormir, os carinhos, os sorrisos ... Ah, são tantos os primeiros e as primeiras!
Claro que, nem sempre passamos por todos estes primórdios. Alguns param, desistem, saem do jogo ... outros batalham, sofrem, ganham e conquistam! E isso é só uma parte, parte dessa imensa vida em que lutamos por objetivos próprios e em comum com outros alguéns.
Foi assim, é assim e será assim para todas as passadas, presentes e futuras gerações. Não podemos fugir disso, nem devemos afinal os primeiros acontecimentos nos deixam lembranças, bem como fazem-nos guardar lições valiosas, para que as segundas e terceiras vezes não aconteçam de forma errada como a anterior. Mas nem tudo dá errado e muitas primeiras vezes dão tão certo que nada substitui o seu verdadeiro valor e importância.
E a vida segue cheia de mudanças, desvaneios, dificuldades, conquistas. Momentos de dor, mas também momentos de enorme felicidade. Lute por seus objetivos, estabeleça metas e prioridades, faça valer a pena!
                                                                                                                        - Jéssica -